• +351 919 757 504

Muitas de vocês não devem saber mas foi graças a uma Cinderela com pés pequenos como nós que as plataformas são tal como as conhecemos hoje.

Carmen Miranda

Ganhou fama e reconhecimento mundial tornando-se uma das mulheres mais bem pagas de Hollywood. Causou grande impacto no mundo da moda, foi uma das mulheres mais famosas do século passado, era apelidada carinhosamente de a “Pequena Notável”, Carmen Miranda tinha 1,52 cm, calçava tamanho 31/ 32* e é a ela que temos de agradecer as plataformas.

Para ficar mais alta inspirou-se nos tamancos Portugueses e reinventou as plataformas, com um design muito próprio estes modelos davam-lhe altura, elegância e o conforto que precisava para aguentar longas horas de palco.

Nos anos 30 contrata o famoso sapateiro Salvatore Ferragamo que cria as primeiras sandálias de cunha com plataforma para Carmen em 1936.


Plataformas de Carmen Miranda


No total contava com mais de 500 pares, alguns com plataformas que chegavam aos 20 cm de altura.

De cores fortes e muito brilho os seus sapatos de plataforma viraram

tendência em todo mundo e muitas mulheres passaram a usar também este tipo de calçado.

Imagem de marca de Carmen, os seus saltos são ainda hoje referência no mundo da moda.

Um exemplo a seguir de uma mulher que não seguiu as tendências e criou um estilo próprio adequado ao seu figurino e profissão.

“I have never followed what people say it is 'fashionable'. I think that a woman must wear what fits her. That is why I created a style appropriated to my type and my artistical genre.” 

Carmen Miranda

Plataformas douradas Carmen Miranda
Plataforma esmeralda Carmen Miranda


* Tamanho do pé citado no livro de Tom Robbins - Another Roadside Attraction: A Novel

"Carmen Miranda had extremely tiny feet. Her shoes were about a size 1. Or smaller. If there is a shoe size minus 1, then that is what Carmen Miranda wore."

Isto de ter pés pequenos....


Vou começar este blog por falar do que mais me atormentava no passado, sapatos! Calço 32 e calçado de adulta tamanhos pequenos eram só impossíveis de encontrar. Para começar era depr...

Ler Mais

A pequena notável


Muitas de vocês não devem saber mas foi graças a uma Cinderela com pés pequenos como nós que as plataformas são tal como as conhecem...

Ler Mais