• +351 919 757 504

Vai a um evento em que vestido de noite ou gala é uma exigência e não sabe muito bem o que calçar?

Na minha opinião e dada a nossa dificuldade com o calçado, aconselho a comprar primeiro os sapatos e a partir dai procurar o vestido já que este é bem mais fácil de encontrar e mesmo que precise de alguns ajustes não é nada de  problemático.

De qualquer forma e para quem começa pelo vestido, ao comprar o calçado tem de ter alguns aspectos em conta:

  Que tipo de evento é? Vai estar muito tempo sentada ou pelo contrário é festa para dançar toda a noite?

Este ponto é essencial porque precisa definir a altura do salto, se aguenta bem a altura de um salto agulha este deverá ser sem dúvida o eleito, todas concordamos que os saltos quanto mais altos e finos mais elegantes ficam. Mas nem todas temos a “capacidade”, principalmente porque não estamos habituadas a usar salto alto, de usar uns Stilettos, então vamos ser modestas e avaliar bem o que precisamos para aquela noite especifica.

Sandálias com meias sem costura

O comprimento do vestido.

Este ponto implica diretamente com o ponto anterior.

Se o vestido for curto a preocupação com o calçado é maior e mais uma vez os Stilettos seriam os eleitos mas lembre-se do 1º ponto, se vai passar muito tempo sentada arrisque em calçado mais alto, se vai passar muito tempo de pé ou a dançar dê prioridade ao conforto ou vai acabar sentada sem se poder divertir porque não aguenta mais a dor nos pés!

Para vestidos longos, é essencial avaliar o comprimento do vestido, alguns devem tocar o chão e a altura do salto terá de ser perfeita, se escolhe um salto demasiado alto, poderá tornar o vestido demasiado curto e se escolhe um salto demasiado baixo corre o risco de andar a pisar e tropeçar no vestido e ter uma noite infernal.

3º  Cor

Tantas alternativas, é difícil escolher!

Comece por analisar o vestido, é apenas de uma cor ou tem várias cores? É um vestido simples ou tem aplicações como strass, pérolas, rendas, dourados/ prateados?

O preto é para muitas de nós a cor de eleição e fica bem com “quase” tudo mas se o vestido for de apenas uma cor atreva-se e aventure-se noutras cores, em dourados ou prateados, ou até em calçado estampado basta utilizar os acessórios, mala, bijutaria ou jóias na cor dos sapatos e vai ficar deslumbrante.

Se o vestido tem várias cores, escolha uma delas para definir a cor dos sapatos e acessórios.

Para vestidos com aplicações, pode optar por calçado com o mesmo tipo de aplicações ou na cor das aplicações, dourados e prateados são uma boa opção.

E atenção, se o vestido já é muito vistoso e glamoroso opte por umas sandálias mais discretas de cor preta ou outra de acordo com a cor do vestido.

Para vestidos mais simples de apenas uma cor, uns sapatos mais exuberantes, estampados ou com strass.

Sapatos ou sandálias?

Sem dúvida nenhuma sandálias e quanto mais abertas melhor, de preferência com tiras finas. O ideal é ter presilhas que por manter as sandálias agarradas aos pés lhe vão dar maior segurança e conforto.

Se está preocupada porque o evento é no Inverno, não deixe de usar sandálias por isso, existem meias sem dedos, ou sem costuras nos dedos que ficam ótimas com sandálias.

Mas como em tudo há excepções, se dá preferência a sapatos fechados, os Scarpins de bico fino, em verniz, dourados ou prateados serão um bom complemento.

 Com ou sem plataforma

Para nós o ideal é sempre o calçado ser compensado, dá-nos uns centímetros a mais com o conforto de calçado mais baixo, mas atenção que nem todo o calçado compensado vai ficar bem com vestidos de gala.

Troque de calçado!

Se a ocasião o permitir leve calçado de reserva mais baixo, caso esteja desesperada, pode calça-los e continuar a usufruir da ocasião. O impacto inicial já era, portanto não tenha problemas em trocar por algo mais confortável e uns centímetros a menos vão ser com certeza um alívio enorme!